Aversidades la domenica di pasqua

25/03/2016

CRHIG

Próximo ao domingo de pascoa recebemos a notícia da partida de Domenico Aversa, e como diria Câmara Cascudo, Domenico encantou-se. E justamente próximo ao domingo de pascoa (la domenica dipasqua), foi-se Domenico. Mas Domenico não se encantou simplesmente, ele já eraencantado com a Ilha do Governador. Desde os tempos do BEG, Banco do Estado daGuanabara, que depois tornou-se BANERJ, Banco do Estado do Rio de Janeiro. A grande foto que ficava na agencia bancária, Domenico colocou na Biblioteca, como um resgate histórico da antiga agencia e como parte da história da Ilha, retratando o Aterro do Cocotá.

Em uma pequena sala da Bibliotecado Cocotá, no Centro Cultural Euclides da Cunha, Domenico guardava, colecionava e arquivava, pedaços da história da Ilha do Governador. No espaço denominado CRHIG- Centro de Referência Histórica da Ilha do Governador, podemos encontrar documentos históricos, jornais antigos e peças diversas relacionadas a históriada Ilha. Antes de seu falecimento já era conhecida como a sala do Domenico. Como voluntario estava ali diariamente, disposto a contar as histórias da Ilha.

Domenico foi bancário, mas na história da Ilha, ele era professor, mestre e pesquisador. O CRHIG, era apenas uma referência, tinha a história inscrita nas veias e na cabeça. Estrategicamente posicionada a sala, era onde os interessados na história da Ilha, primeiro chegavam. Conversando com Domenico quase não seria necessário pesquisar livros ou arquivos, o referencial histórico era Domenico. Primeiro a história oral, e depois a história escrita.

Domenico levou consigo, uma boa parte da memória e da história da Ilha. Mas como funcionário bem organizado,trabalhou por muito tempo, no tempo que não existia computador, acostumado alidar com organizações, arquivos e fichas. Deixou tudo arrumado e arquivado.

A Ilha do Gato, a Ilha dos Sete Engenhos, la Belle Isle, a Ilha Grande. A ilha de Maracajá, perdeu parte da memória. A memória de Domenico Aversa.

 

25/03/2016

266
{{ (like/total)*100 | number:2 }}%
Avaliação:

{{ (like/total)*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos

{{ 1*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos
Free Space
Free Space
Danger
Roberto Cardoso (Maracajá)
  28.592
  99.39%
Comentários