EaD – Resumen

25/04/2016

https://www.google.com.br/search?q=karl+marx&biw=1093&bih=521&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjfmLS0harMAhXIlZAKHXL5DuQQ_AUIBigB#q=karl+marx&tbm=isch&tbs=isz:l&imgrc=N7S9aYCc0oDZwM%3A

A modalidade de ensino a distância(EaD), tem como argumento principal, o aumento de uma demanda de alunos, que osequipamentos físicos, prédios com salas e professores, não conseguiriamsuportar. Não haveria espaço e condições de recebe-los, nos modelos de educaçãopresencial. A modalidade solucionadora do momento (EaD), pela falta de vagasoferecidas nas faculdades. Baseia-se num discurso da pátria educadora. Ereforça a sua estratégia declarada, com o aumento da oferta de vagas nasinstituições de ensino superior. Estendendo-se ao nível médio com formação denovos técnicos, com novos cursos profissionalizantes.

Aumento nas vagas de graduação,e criação de vagas na pós-graduação. O uso da mais valia sobre o trabalho deprofessores e de orientadores. A possibilidade da flexibilidade de horário, seconfunde com as grades de horários, na jornada semanal. Pela tela docomputador, o trabalho fora da classe.

Mas por outro lado, com oaumento de alunos, inflaciona o mercado de formandos na graduação, tornandonecessário uma pós-graduação, para destacar-se entre os formados. A pós-graduação,que era vista como um aumento de conhecimento dado aos pós-graduandos, oferecendoos títulos de especialistas, mestres e doutores, termina por ser umacomplementação dos cursos de bacharelados e licenciaturas. O que se torna umafacilidade no ingresso, torna-se uma dificuldade no desenvolvimento. A busca deum orientador que se disponha a prosseguir suas ideias. E o orientador em buscade um orientando, para continuar suas pesquisas e seus projetos. O aluno orientandocomo ferramenta de pesquisa.

Com cursos de níveltecnológico, cursos superiores de menor duração, o foco e o destaque, é oconvencimento de que os alunos formados estarão aptos a prestar concursospúblicos, onde o terceiro grau é uma exigência. Poderão assim concorrer a vagasde cadastro de reserva, com direito a postergações de validades progressivas.

E a EaD é declaradamente umaestratégia de educação continuada, uma educação permanente. Formando,especializando e capacitando, formados e não formados, profissionais e nãoprofissionais. A estratégia de um grupo dominante mantido a distância deprofessores e alunos. A estratégia de um pequeno grupo dominar um grande grupo,na condição de alunos. Graduados se tornam alunos, por um modelo de dominação autorizadae consentida. Alunos que dão poderes a professores e orientadores, de julgarseus trabalhos e suas pesquisas.

Ao mesmo tempo que graduadosingressam em um curso de pós-graduação, aumentam as possibilidades e aumentamas exigências. A obrigatoriedade de produzir um conhecimento, encontrabarreiras, de divulgar conhecimentos criados e adquiridos. E vem a necessidadede estar em sala de aula. Ter um grupo a sua frente, onde possa passar seusconhecimentos.

A hierarquia dentro da escola,onde o aluno ingressa como aluno e será sempre um aluno, nunca estará formado,com uma formação plena, dentro dos muros da universidade. Tal como o soldadoque ingressa nas forças armadas, ainda que tendo planos de ascensão e decarreira será sempre um subalterno, perante os oficiais, classificados também,como oficiais subalternos e oficiais superiores, dentro dos muros dos quarteis.Oficiais que se destacam e se separam por dourados e platinas sobre os ombros,enquanto praças levam suas divisas nos braços. Alunos e professores, mestres edoutores, tem seus títulos e diplomas enrolados em canudos. Quanto mais rarossão mais valiosos.

Karl Marx (1818-1883), produziuum conhecimento, sem fazer parte da tão afamada academia. Não fez carreiraacadêmica. Mas teve como amigo Friedrich Engels (1820-1895), e como parceiraconjugal Jenny von Whestphalen (1814-1881), que frequentou a academia. Marx aprendeucom Engels e Jenny, pensar como pensa a academia. Observou normas, regras ecomportamentos. E escreveu seus pensamentos e suas teses, tal como se escrevena academia, a linguagem reconhecida por mestres e doutores. Uma modalidade de escrita,o conhecimento cientifico, que não é mais que um estilo literário. A análise dopassado, buscando formulas de repetição de fatos e fenômenos. Dos dadoscatalogados tentam prever o futuro. Ainda que o presente seja sempremodificador, determinando mudanças no futuro projetado.

por

Roberto Cardoso (Maracajá)

Branded Content (produtor de conteúdo)

Reiki Master & Karuna Reiki Master

Jornalista Científico

FAPERN/UFRN/CNPq


Textos correlatos:

EaD - Abstract

www.publikador.com/estudos-academicos/roberto-cardoso/ead-abstract

O escritor senhor de seus engenhos

www.publikador.com/economia/roberto-cardoso/o-escritor-senhor-de-seus-engenhos

O velho truque da dominação simbólica

www.publikador.com/economia/roberto-cardoso/o-velho-truque-da-dominacao-simbolica


84
{{ (like/total)*100 | number:2 }}%
Avaliação:

{{ (like/total)*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos

{{ 1*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos
Free Space
Free Space
Danger
Roberto Cardoso
  191.007
  98.93%
Comentários