Loura do capim dourado

23/09/2015

Entre os rios e o mar, entre as terras e as serras. Meio mulher, meio água; Meio rio, meio mar; meio gente e meio terra; meio planície e meio serra. Com cabelos de capim dourado fez contraste, em outras cenas, com outro capim, e outras aguas. Entre as doces e as salgadas, cercadas por dunas de areias, movimentando-se quando sopradas pelos ventos.

Ao meio dia ela olhou para o Sol, e ficou a imaginar onde ele esteve até a metade do dia. Sabia que dali para frente ele se dirigiria para o Oeste em direção ao sol poente. Queria conhecer o que havia na direção do Sol nascente, os lugares por onde ele passava e ficava até o meio dia. A região Leste do continente, no lado banhado pelo mar Atlântico, o lugar da cidade perdida.

E da metade do estado de Goiás, agora com nome de Tocantins, ela saiu para pousar e posar em uma região de praias salgadas. Já conhecia as praias doces fluviais, praias serenas que não eram salgadas, com marolas e maretas formadas pelas embarcações que passavam.

Suas praias nas beiras de rios, eram praias de areias, mas não tinham as dunas formadas pelos ventos, mas com dunas verdes formadas por matas. Atravessou rios e serras, cruzou estradas e pontes. Seguiu rumo ao sol nascente. Chegando a uma cidade, conhecida como cidade do Sol. Encontrou as aguas e areias de praia, que já conhecia, agora com uma disposição diferente.

Conheceu as dunas formadas pelos ventos, cercadas de agua salgada, formando morros com vegetação baixa e rasteira. Um estudiosa dos meios e dos ambientes. E agora seus braços dão impulso a sua nova canoa, que sem bancos, é preciso remar em pé, no estilo stand up. Sobre uma meia prancha, desliza sobre as aguas como a mestre dos recursos hídricos. Saiu de suas terras em busca de outras aguas e outros meios de navegar, com remos e com o vento.

Não esqueceu sua terra coberta por um capim dourado. Agora com olhares de meio dia, morando longe de um estado dividido, um meio estado, foi estudar o meio ambiente. E já meio cansada de mergulhar em livros, resolveu mergulhar em praias. Cobriu-se com meios panos. Com meia luz, e meia sombra começou o seu ensaio.

Repousada no meio da água, com meia sombra, com meio reflexo sobre a água. Tem um meio olhar para as terras do capim dourado.

 

 

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN, 23/09/15
328
{{ (like/total)*100 | number:2 }}%
Avaliação:

{{ (like/total)*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos

{{ 1*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos
Free Space
Free Space
Danger
Roberto Cardoso
  191.630
  98.93%
Comentários