Literatura no RN (A)
Apresentação

27/09/2016

Imagem: https://www.google.com.br/search?q=letras+soltas+do+alfabeto&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi5juKakZzPAhXKD5AKHRvUAEYQ_AUIBigB#q=letras+soltas+do+alfabeto&tbm=isch&tbs=isz:l&imgrc=tUIYFoEzJPQJkM%3A

Literatura no RN

Desmitificando e desmistificando a falta de representação literária no espaço potiguar

PDF 750


APRESENTAÇÃO

O atual espaço literário é (de)dominado pelas academias, com confrades e acadêmicos. Um espaço dominado e denominado pelas academias literárias ou pelas academias do conhecimento, representada por faculdades e universidades. Pessoas físicas, ocultas por trás de pessoas jurídicas. E as academias buscam estabelecer regras para determinar o que é, e o que não é literatura, a partir de seus olhares. Distinguem com seus argumentos o que é uma boa ou uma má literatura. Estabelecem regras sobre aquilo que entendem ser uma escrita, com a intenção de preservar seus espaços. E não entendem, não admitem, uma literatura que está a sua volta. Não conseguem tirar a trave dos olhos.


As academias do conhecimento usurparam rituais e comportamentos religiosos, fortalecendo sua posição diante da população. Usam togas e becas, tal como as vestimentas do padre. Estabeleceram uma linha de crescimento para aqueles que ingressam, buscando manter e preservar suas posições diante a sociedade, e dentro da própria academia. Com cadeiras únicas e exclusivas. estabelecem uma micro geografia, preservando e cultivando a memória de seus mortos, entre uma mobília de design ultrapassado.


RN, 27/09/2016

#BLOGdoMaracajá       Blog do Maracajá


Referências:

http://www.publikador.com/estudos-academicos/roberto-cardoso/a-usurpacao-da-ciencia

http://www.publikador.com/cultura/roberto-cardoso/uma-microgeografia-de-um-poder

(http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5363063)


Crédito da notícia:
#BLOGdoMaracajá Blog do Maracajá
114
{{ (like/total)*100 | number:2 }}%
Avaliação:

{{ (like/total)*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos

{{ 1*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos
Free Space
Free Space
Danger
Roberto Cardoso (Maracajá)
  28.439
  99.39%
Comentários