Lula a caminho da produção cientifica – o pós-doc 1

25/03/2016

Lula a caminho da produção cientifica – o TCC, a monografia, a dissertação e a tese. Por fim o trabalho de pós doc. A produção da própria literatura; sem obedecer tantas normas e regras...

PDF 605

A chegada ao pós-doc. O pós-doutorado como mais um título, ou como um prêmio, ou ainda um reconhecimento. Somente mestres e doutores; titulares e auxiliares, substitutos e adjuntos; visitantes ou colaboradores; de uma escola, coordenação ou departamento, podem saber averdadeira utilidade de um pós-doutorado, que não cria uma tese tal como no doutorado. O trabalho produzido não é exposto a uma banca para ser avaliado. E no pós-doutorado a possibilidade de descobrir outros saberes e outros sabores. Conhecer outras cidades e outros países, com tudo custeado pelas instituições de fomento e de pesquisa.

Mas o conhecimento não está enclausurado nas academias, o nome simbólico que promove uma dominação, utilizado por faculdades e universidades, lembrando tempos remotos dos antigos filósofos e pensadores. A academia que ainda diz hoje, produzir um conhecimento. Oconhecimento criado pelas autodenominadas academias, é colhido a partir de informações do lado de fora dos muros acadêmicos. Os muros que cercam a universidade, não comportam a cidade, mas formam uma unicidade, enclausurando mestres e doutores, informações e conhecimentos. Tal como os antigos conventos,com seus copistas. Hoje existem as reprografias. E algumas faculdades ou escolas, com gráficas e editoras, para produzir seus próprios livros e revistas.

Um poder de dominação com o conhecimento adquirido, a violência simbólica sobre os que não possuem um diploma ou um título. A velha e antiga máxima de quem tem informação, detém um poder. O poder de dizer o que é certo ou errado, quem sabe e quem não sabe. Quem pode e quem não pode executar determinada atividade. Os que não sabem um conhecimento ou um conteúdo, sentem a necessidade de acreditar nos que estudaram. A evidencia de uma dominação reconhecida, admitida e permitida.

E as informações são coletadas do lado de fora, são oriundas da criação do povo, com doenças ou comportamentos. O que emana das ruas, passa por um processo cartesiano, de análise e observação. Coletado, formatado e tabulado, como um único acontecimento, sem influência do que acontece do lado de fora, dos limites marcados na pesquisa, em sua periferia. Recortes históricos, geográficos e temporais. Recortes genéticos, sociais ou culturais. A busca de um norte, sem uma visão holística. Ideias formadas e pesquisadas em laboratório, dentro de tubos de ensaio, balões e béqueres, com pipetas e provetas. E depois de decantados são analisados, em umal âmina no microscópio. Não importa se é um conhecimento social, da botânica ou da geologia, seus dados tratados ou coletados passam por uma análise semelhante, o pensamento cientifico que coleta e descobres repetições para elaborar uma teorização. Baseados na repetição do dia e da noite, quando não existem dias ou noites iguais. E da mesma forma com as estações climáticas. Com coletas do passado, procuram prever o futuro. Sem contar que o processo é influenciado ao longo do tempo, por mudanças, influencias e alterações, externas e internas, ainda que em doses homeopáticas, com diluições infinitesimais.

O conhecimento é adquirido por viagens e conquistas. Viagens entre cidades, entre estados ou entre países; ou viagens em livros. O homem conquistou um conhecimento viajando e conquistando continentes. Com a estratégia do comércio, obtendo primeiro as especiarias, marcando seus saberes e sabores, misturando conhecimentos sabores e comidas, com gostos e apreciações. Uma miscigenação de raças, sabores e saberes. Depois de reviradas as matas pesquisou os minerais, de valores comerciais e simbólicos.Atravessou e devastou as matas em busca de preciosidades. Com a travessia de matas adquiriu um conhecimento de biologia e botânica, de animais e de vegetais.Os que não viajam ou pesquisam consomem os conhecimentos enlatados, com conservantes, acidulantes e outros ingredientes que preservam o conteúdo mas iludem as atividades organolépticas. Como o tal do glutamato e os realçadores de aroma e sabor. E vem a necessidade de outras fontes, outros pontos de vistas.

O homem é um ser nômade, já conquistou os continentes, e prepara a sua saída do planeta. Irá partir emdireção ao infinito, procurando a casa de Deus ou pouso em outro planeta. Naves de pesquisa já foram na frente. Depois seguem os astronautas. Com a certeza da rota, os passageiros. A disputa entre EUA e URSS, criou os artefatos espaciais, criou guerras; criou políticas e ideologias. Com uma guerra fria, criou o dia e a noite, o ontem e o hoje, na disputa com o amanhã.

Os critérios de embarque para o espaço já estão sendo preparados, com o uso dos transportes no espaço terrestre, com embarques, de preferenciais, de prioritários e de privativos e mais as placas nas ruas e estradas. Uma simbologia internacional, também vistas em terminais ferroviários e marítimos, rodoviários e aéreos. Lugares de trânsitos diversos, de nacionalidades e internacionalidades. O uso e a exploração de minerais mais o uso e exploração dos combustíveis é de extrema importância parao mundo, criando e usando, desde o automóvel a naves espaciais. E outrostransportes diversos.


Próximo texto:

Lula a caminho da produção cientifica – o pós-doc 2

Textos anteriores:

PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC

www.publikador.com/politica/roberto-cardoso-(maracaja)/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-o-tcc

fgqoferramenteiro.blogspot.com.br/

tmblr.co/Z9gcsh23IZH6C

PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia

www.publikador.com/politica/roberto-cardoso/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-a-monografia

fgqoferramenteiro.blogspot.com.br/2016/03/lula-caminho-da-producao-cientifica.html

tmblr.co/Z9gcsh23LxtwR

PDF 596- Lula a caminho da produção cientifica – a Dissertação

www.publikador.com/politica/roberto-cardoso-(maracaja)/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-a-dissertacao

tmblr.co/Z9gcsh23PrLPr

forumdomaracaja.blogspot.com.br/2016/03/lula-caminho-da-producao-cientifica.html

PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese

kommunikologie.wordpress.com/2016/03/17/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-a-tese/

forummaracaja.wordpress.com/2016/03/17/lula-a-caminho-da-producao-cientifica-a-tese/

tmblr.co/Z9gcsh23WI2Pe

271
{{ (like/total)*100 | number:2 }}%
Avaliação:

{{ (like/total)*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos

{{ 1*100 | number:2 }}%

({{ like | number:0 }})votos
Free Space
Free Space
Danger
Roberto Cardoso
  191.370
  98.93%
Comentários